Virtual Sign
O Virtual Sign é um sistema de tradução bidirecional automática em tempo real entre texto e língua gestual portuguesa. Este sistema revoluciona a comunicação com pessoas surdas em escolas, museus e locais de atendimento público.
O desenvolvimento e a coordenação deste projeto pertence ao GILT/ISEP. O Gilt – Games, Interaction and Learning Technologies é um núcleo de investigação, localizado no ISEP, focalizado na análise, projeto, desenvolvimento e difusão do conhecimento científico e técnico nas áreas de Computação Gráfica, Multimédia, interação Homem-Máquina e Tecnologias de Aprendizagem.
Contando também com parceria com outras entidades, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto, a Universidade de Siegen (Alemanha), a Universidade de Maribor (Eslovênia), a Universidade de York (Reino Unido), a Europeam Association of Career Guidance (Chipre) e o Technological Education Institute of Crete (Grécia).
Público-Alvo
Estima-se que a comunidade de surdos e deficientes auditivos represente hoje perto de 150.000 pessoas em Portugal.
A surdez e os problemas auditivos condicionam em particular os processos educativos e a vida em sociedade pelo que importa que sejam encontradas soluções para atenuar estes constrangimentos. Este cenário adquire ainda maior relevância se tivermos em conta que existem atualmente cerca de 200 línguas de sinais diferentes em todo o mundo (incluindo 47 só no continente europeu), as quais têm origens distintas e similaridades limitadas, dificultando uma mais ampla perceção.